quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

10 razões para não ter medo de migrar para o NVDA

Como fazer uma transição para o NVDA com o mínimo de desconforto?

Se queremos fazer uma transição do JAWS para o NVDA, por exemplo, no princípio pode ser um pouco confuso, pois há alguns comandos que vão ser necessariamente diferentes.
No entanto, podemos considerar pelo menos 10 razões para fazer a tentativa.

1: O NVDA é um leitor de ecrã gratuito, desenvolvido por cegos e para os cegos.
Desde que foi criado em 2006, tem sido desenvolvido de uma maneira que hoje está muito equivalente aos leitores comerciais.

2: Está traduzido de raís em cerca de 60 idiomas, incluindo português do Brasil e Portugal.
E quando se fala na tradução de raís, inclui programa de instalação e manual de ajuda.

3: Se o JAWS tem a possibilidade de se desenvolverem scripts, e o Window Eyes oferece a possibilidade de incorporar set files para diferentes aplicações, no NVDA foi implementado um sistema de extras que melhoram a acessibilidade nas mais diversas aplicações, incluindo o próprio sistema operativo e algumas das modernas apps desenvolvidas para o windows 8 e 10.
Os portugueses Rui Baptista e Rui Fontes têm tido um contributo importante na introdução e  desenvolvimento desse sistema, mantendo atualizada a tradução de novas funcionalidades.

4:  Apesar de ser gratuito e usar uma tecnologia bastante diferente dos leitores comerciais, o NVDA tem muitos comandos semelhantes aos dos outros leitores de ecrã.

5: O NVDA oferece já suporte para a maioria das aplicações do office mais utilizadas.
Exemplos: word e powerpoint.

6: A cada versão tem-se melhorado também o suporte a uma variada gama de linhas braille.

7: É possível utilizar praticamente todas as vozes que se utilizam com os outros leitores, incluindo as novas vozes core do windows que já vêm configuradas no narrator.

8: Na Internet, o NVDA é bastante fluido e proporciona um modo de navegação facilitado, tal como no caso do jaws.

9: As versões mais recentes oferecem já a posssibilidade de criar perfis de configuração para uma utilização mais rápida e adaptada às necessidades do utilizador.

10: Embora o NVDA não possua um cursor que simula o movimento do rato, como acontece no
JAWS, existe um modo de navegação no ecrã chamado navegação por objetos, que pode compensar essa falta, usado em conjugação com os botões simuladores dos clicks do rato.

Muito em breve, neste espaço, iremos disponibilizar um tutorial o mais completo possível sobre este leitor de ecrã, que tem possibilitado a milhares de pessoas cegas em todo o mundo, o acesso à educação, informação, cultura e entretenimento.